segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pedagogia da Autonomia


Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia relata que para ensinar e ter um ensino de qualidade, os participantes do processo da educação, deve buscar novos métodos e novas formas de ensino, uma delas é aproveitar a bagagem de conhecimentos adquiridos no dia a dia e até mesmo o conhecimento de seus alunos como complemento das matérias a serem dadas durante o ano letivo.
Ensinar os alunos com segurança do conhecimento da matéria, generosidade o educador consegue conduzir a sala com autoridade, é primordial para um bom desempenho para ambas as partes.
O educador buscando conhecimentos, incentivando os alunos a fazerem reflexões críticas a sua realidade, mostrando-se interessado por seus problemas e dúvidas e trazer algumas opções de possíveis soluções, fazem com que haja uma proximidade entre aluno e professor, ou seja, gerando uma relação mais próxima entre eles.
Seguindo a pratica progressista, Paulo Freire, é a favor da autonomia dos alunos e defende que formar é muito mais que educar, afinal, existe professores que se tornam peças chave na vida profissional de alguns alunos.
Em sua obra o autor mostra aos seus leitores pontos cruciais para o bom desempenho de ensino, e que a forma rígida de ensino, método adotado ainda por muitas escolas no Brasil, não trás os mesmos resultados que se podem obter com o método progressista, ou seja, um ensino de qualidade e troca de conhecimentos.

Nenhum comentário: